Para Refletir

PARA REFLETIR

Quanto mais te separares das coisas terrenas mais te aproximarás das coisas do céu e mais riquezas em Deus encontrarás. Aquele que souber morrer para tudo encontrará vida em tudo. Separa-te do mal, faz o bem, procura a paz (Sl 33,15). Aquele que se queixa ou que murmura não é perfeito nem sequer é bom cristão. Aquele que se esconde no seu próprio vazio e sabe abandonar-se a Deus é humilde. Aquele que sabe suportar o próximo e suportar-se a si mesmo é doce. Se queres ser perfeito, vende a tua vontade e dá-a aos pobres de espírito. Em seguida vira-te para Cristo para obteres d’Ele a doçura e a humildade e segue-O até ao calvário e ao sepulcro.

[S. João da Cruz (1542-1591), carmelita, Dr. da Igreja – Conselhos e máximas, 169-175]

—————————————————————————————————————–

Ser humilde é ser santo, é descer do pedestal, é não se auto-adorar, é preferir fazer a vontade dos outros do que a própria, é ser silencioso, discreto, escondido, é fugir das pompas e dos aplausos, como Maria. Sendo Mãe de Deus nunca se orgulhou; mas permaneceu pobre e humilde. São João Batista nos ensina a humildade de Maria: “Importa que Ele cresça e que eu diminua!” (Jo 3,30). Jesus exaltou os “pobres de espírito” (Mt 5, 1) como a Virgem Maria que precisou de muito pouco das coisas materiais para servir o Seu Filho e Senhor, e ser aquela que, como disse João Paulo II, “foi a que mais cooperou para a obra da Redenção da humanidade”. Olhemos e imitemos a Estrela pobre e humilde, que é nossa Mãe.

Prof. Felipe Aquino

————————————————————————————————-

NEM TUDO ESTÁ NA BÍBLIA:

” Jesus realizou diante dos discipulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.Estes sinais foram escritos para que vocês acreditem que Jesus é o Mesias, o Filho de Deus. E para que acreditando,vocês tenham a vida em seu nome”  (João, 20, 30-31)

” Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que não caberiam no mundo os livros que seriam escritos” (João 21, 25)

“Tenho muitas outras coisas para escrever-vos, porém, não quero fazê-lo por tinta e papel, pois espero ir até vós e falar-lhes face a face, para que nosso gozo seja completo” (2João 1,12).

A Bíblia manda seguir a Tradição

Em nome de Nosso Senhor, Jesus Cristo, mandamos que vos afasteis de todo irmão que se entrega à preguiça e não segue a tradição que de nós recebestes” (2 Tm 3,6).

Tu, pois, meu filho, sê forte na graça de Cristo, e o que de mim ouviste perante muita testemunha confia-o a homens fiéis capazes de ensinar a outros” (2 Tm. 1-2). Eis aqui a tradição oral.

Irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que aprendestes, quer por palavra, quer por escrita nossa” (2 Tess 2,15).

————————————————————————————————–

1Pedro 3,17

“Pois, se é da vontade de Deus que vocês sofram, é melhor que seja por praticarem o bem, e não o mal”

————————————————————————————–

“Cristo era o único filho de Maria. Das entranhas de Maria, nenhuma criança além dEle. Os ‘irmãos’ significam realmente ‘primos’ aqui: a Sagrada Escritura e os judeus sempre chamaram os primos de ‘irmãos’.”

(Martinho Lutero, Sermões sobre João 1-4, 1534-39)

———————————————————————————-

“Maria é a mulher mais elevada e a pedra preciosa mais nobre no Cristianismo depois de Cristo… Ela é a nobreza, a sabedoria e a santidade personificadas. Nós não poderemos jamais honrá-la o bastante. Contudo, a honra e os louvores devem ser dados de tal forma que não ferem a Cristo nem às Escrituras.”

(Martinho Lutero, Sermão na Festa da Visitação em 1537.)

———————————————————

1Cor 1,18

“A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.”

——————————————————————————–

1Cor 7, 10-11

“Aos que estão casados, tenho uma ordem. Aliás, não eu, mas o Senhor: a esposa não se separe do marido; e caso venha a separar-se não se case de novo, ou então se reconcilie com o marido.E o marido não se divorcie de sua esposa”.

———————————————————————————-

Tiago, 5, 16

Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia.

————————————————————–

João 3, 14-15

“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.”

—————————————————-

“Não há pecado nem crime cometido por outro homem que eu não seja capaz de cometer por razão de minha fragilidade, e se ainda não o cometi, é porque Deus, em sua misericórdia, não o permitiu e me preservou no bem.” Santo Agostinho,( Confissões 2,7)

————————————————————–

Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente.

[Madre Teresa de Calcutá]

……………………………….

” Nós , porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos.”

1Cor 1,23

———————————————————————————–

“Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a… e esse Deus de bondade recompensará vossa fé”.

Santa Terezinha do Menino Jesus

————————————————————-

“Se Jesus fosse o único intercessor, a Bíblia estaria mentindo quando falou que o Espírito Santo intercede com gemidos inexprimíveis (Rm 8,26-27).

Ela estaria mentindo também quando falou que os 24 anciãos da corte celeste podiam interceder (cf. Ap 5,8).”

Padre Cleodon, do livro “A palavra liberta – Conhecendo Maria ” (Leia esse artigo na integra, neste blog)

———————————————————————————————————

 

Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem.

Santo Agostinho

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

“Como é possivel separar o nosso amor a Jesus Cristo daquele que devemos à sua Igreja?”

(Santo Eugênio de Mazenod)

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

“Se um dia achar que mereça o céu, que eu vá direto para o inferno”

– São Francisco de Assis

———————————————————————————–
TUDO TEM SEU TEMPO

Que nada te perturbe,

Nada te amedronte.

Tudo passa.

Só Deus nunca muda.

A paciência tudo alcança.

A quem tem Deus, nada falta.

Só Deus basta.

(Santa Teresa d’Ávila)

———————————————————–
“Deus não tem o que fazer com nossas boas obras, se o nosso coração não lhe pertencer”.

(São Vicente de Paula)

—————————————————————————————————

Dado que tem em Cristo a sua raiz, o sacerdócio é, por sua natureza, na Igreja e para a Igreja. … Do mesmo modo, a obediência a Cristo, que corrige a desobediência de Adão, concretiza-se na obediência eclesial, que é, para o sacerdote, na prática quotidiana, antes de tudo obediência ao seu Bispo. Mas na Igreja a obediência não é algo de formal; é obediência àquele que por sua vez é obediente e personifica Cristo obediente. Tudo isto não vanifica nem atenua as exigências concretas da obediência, mas garante a sua profundidade teologal e o seu alcance católico: no Bispo obedecemos a Cristo e à Igreja inteira, que ele representa neste lugar.

BENTO XVI

———————————————————————————————————————————————

REZAR SEMPRE SEM DESFALECER

Que grande é o poder da oração! Ela é como uma rainha que tem, em todo o momento, livre acesso à presença do rei, podendo obter tudo quanto pede.

Para sermos escutados, não precisamos de procurar num livro uma bela fórmula, composta para a circunstância; se assim fosse, mal de mim!

À excepção do ofício divino – que não sou digna de recitar -, não tenho coragem para me dedicar à procura de belas orações nos livros, fico cheia de dores de cabeça, tantas são elas! E depois, cada uma mais bela que as outras.

Não seria capaz de as recitar a todas e, não sendo capaz de escolher entre elas, faço como as crianças que não sabem ler: digo muito simplesmente a Deus o que quero dizer-Lhe, sem frases bonitas, e Ele compreende-me sempre.

Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e de amor, nas dores como nas alegrias; é, enfim, algo grande e sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus.

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, Doutora da Igreja

——————————————————————————

ORAÇÃO DA UNIÃO DOS CASAIS

Deus, nosso Pai, velai pela união e harmonia dos casais e suas famílias, especialmente os que estão passando por crise conjugal, familiar ou financeira. Olhai pelos que foram visitados pela doença, pela velhice, pela decrepitude, pela perda de um ente querido.

Busquem em primeiro lugar na oração sincera e humilde a luz divina que clareia todo caminho e afugenta toda sombra. Sabidos de que é a verdade que liberta, encontrem no diálogo o esclarecimento de toda dúvidas e a inspiração de todo propósito.

Recorram às lembranças de quando o amor guardava em si a força de superação de toda dúvida e tinha o poder de unir todas as diferenças. Recorra também à Palavra que diz: “Sê firme em teu sentimento e seja uma a tua palavra. Sê pronto para escutar, mas lento para dizer a resposta” (cf. Pr 5, 11s). Na alegria e no sofrimento jamais faltem a ternura, o respeito mútuo, a lealdade.

Multiplicai seus dias de paz e de harmonia. A alegria desfaça as mágoas. A reconciliação apague os desentendimentos. Os sonhos se realizem. As diferenças individuais não os embaracem. A ternura e o respeito os conduzam.

[ave-maria]

FONTE: Padre Sandro

—————————————————————————

SETE DESERTOS QUARESMAIS

1.- SILÊNCIO. Para que Deus fale e para que nós falemos um pouco menos. “A palavra é prata, porém o silêncio é ouro”.

2.- SOLIDÃO. Para perceber a voz de nosso coração e de nossa consciência. “Na solidão nos entendemos, conhecemos e até nos questionamos”.

3.- NUDEZ. Para deixar Deus nos envolver e nos pintar com as cores da sua presença. “A nudez nos arranca do exterior e nos reveste interiormente”.

4.- ATENCÃO. Para compreender e nos perguntar o que o Senhor quer de nós. Para não nos distanciarmos do caminho verdadeiro. “O melhor presente que podemos dar a Deus e a qualquer pessoa é a nossa atenção”.

5.- DESPRENDIMENTO. Para avançar mais rápidos pelo melhor e melhor acolher o Evangelho. “Não pesa o ter, muitas vezes o que freia a felicidade é o desejo de acumular e não dar”.

6.- ORAÇÃO. Para conhecer mais a Deus e nos deixar seduzir menos pelo mundo. “Sem oração o homem fica sem uma chave para o dia e sem um farolete para a noite”.

7.- CONTEMPLACÃO. Para agradecer a Deus pela sua bondade, sua mão e suas obras. “Na contemplação, o homem aprende a valorizar a vida em si mesmo”.

A quaresma é um cofre do qual vamos tirando estas jóias tão preciosas como escassas: silêncio, solidão, nudez, atenção, desprendimento, oração e contemplação. Para que? Para conviver com alegria e fé transbordante a próxima Páscoa.

[fonte de inspiração Javier Leoz]

————————————————————————-

Se Jesus é a Vida, Maria é a Mãe da Vida.

Se Jesus é a Esperança, Maria é a Mãe da Esperança.

Se Jesus é a Paz, Maria é a Mãe da Paz, Mãe do Príncipe da Paz.”

João Paulo II

—————————————————-

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s